Ligue agora

(85) 3110.1010

Blog

Risco de explosão de bateria de central de alarme: como prevenir e quais as melhores práticas

Assim como a bateria do seu smartphone ou do seu notebook, a bateria de central de alarme ou choque também pode apresentar defeitos e, em casos mais graves, até mesmo explodir. Se você deseja se prevenir em relação a possíveis sinistros, recomendamos que você leia o artigo a seguir.

A bateria funciona, resumidamente, para manter um sistema em pleno funcionamento até mesmo em casos de queda de energia ou desligamento do padrão de energia. Com isso, você garante o funcionamento do seu equipamento independentemente da situação.

No entanto, antes de tudo, é preciso reconhecer o espaço onde a central de alarme ou de choque será instalada. Garanta que o equipamento está adequadamente protegido contra possíveis interferências naturais — com sol e chuva — e se o espaço recebeu devidamente um ponto de energia ou uma tomada já instalada, pois esta conexão será responsável por alimentar a central.

O primeiro passo é inserir corretamente a bateria de central de alarme dentro da respectiva central. Antes de tudo, é preciso fazer os devidos testes e conferir se o equipamento está devidamente conectado e em pleno funcionamento. Outros detalhes sobre o manuseio do produto costumam estar em um manual que acompanha o mesmo. Dúvidas também devem ser supridas com o acompanhamento de um profissional.

>LEIA TAMBÉM
Sistema de incêndio: 6 itens indispensáveis para garantir sua proteção

Logo após, verifique a procedência do material da sua caixa de central. Feita de aço, o material compacta a explosão e evita que o fogo se alastre. Essa solução é extremamente acessível e pode ser encontrada aqui mesmo no site da On. Seguindo precauções simples, mas necessárias, você dificulta (e muito) que o seu equipamento apresente algum defeito.

Entretanto, sempre é necessário estar preparado para qualquer situação. Afinal, aparelhos eletrônicos costumam ser imprevisíveis. Apesar de soar como uma precaução excessiva, verificar qual o material utilizado no forro também é necessário. Os principais materiais utilizados nas proximidades do topo das residências costumam ser PVC ou gesso.

Se o PVC oferece a oportunidade de uma instalação mais prática e melhores preços, em casos específicos de incêndio, pode ser um grande problema. Por ser um material mais inflamável, facilita na propagação do fogo e, se o espaço não conter uma laje, pode transmitir a rápida oxidação para a madeira e tornar a situação mais delicada. Neste aspecto, o gesso se torna uma opção mais prudente para o seu ambiente, por ser térmico e não propagar as chamas, bem como ser um material que torna os espaços mais refrescantes.

Também é preferível que você opte pela divisória em gesso acartonado ao invés das divisórias eucatex, utilizadas pela sua praticidade e baixo custo. Apesar das vantagens, a segunda opção pode auxiliar na propagação do incêndio.

Dica extra: fique atento ao aterramento e ao disjuntor

Além de preservar a bateria, se faz necessário a instalação básica de um aterramento elétrico. Se você não sabe, o aterramento significa que algum dos elementos do sistema está conectado propositalmente à terra. Esta prática tem como principal objetivo evitar que as pessoas ou os equipamentos possam sofrer com a consequência de algum curto-circuito. Sem o aterramento, existe a possibilidade do equipamento transmitir uma descarga elétrica para quem tocar na caixa da central. Portanto, sempre tenha cuidado e veja a credibilidade da pessoa que você escolhe para fazer este serviço.

Se você quiser receber mais dicas sobre este assunto, não hesite em nos contactar. Aqui mesmo, no nosso site, temos uma página dedicada exclusivamente para contato direto. Mas se você quiser facilitar, pode ligar para nós por meio do número (85) 3110.1010.

Leia mais

Comentários

Necessita de mais informação?

Sem problemas! Além do nosso chat online, você pode nos mandar uma mensagem ou pedir um orçamento apenas com 1 clique. Fale conosco. Teremos o maior prazer em oferecer uma solução personalizada para você.

Ligar Agora
Romae